O engenheiro de produção é responsável por planejar, projetar e gerenciar recursos humanos, materiais, tecnológicos, financeiros e ambientais visando aumentar a produtividade de uma empresa. Une conhecimentos técnicos e gerenciais de administração, economia e engenharia para otimizar o uso de recursos e diminuir os custos de produção. Preocupa-se com o desempenho econômico eficaz que seja ambientalmente sustentável e responsável. Esse profissional é requisitado não apenas na indústria, mas também em empresas prestadoras de serviço, lojas de varejo, área de turismo, finanças, telecomunicação e saúde.

As principais áreas de atuação são:

  • Engenharia de Operações e Processos da Produção

Planejamento de projetos de melhoria de sistemas que visam à facilitação dos processos de criação e entrega de produtos primários da empresa.

  • Logística

Utilização de métodos para resolver problemas envolvendo o transporte, o estoque e o armazenamento de produtos.

  • Pesquisa Operacional

Solução de problemas reais da empresa, por meio da utilização de modelos matemáticos processados computacionalmente. Busca aliar conceitos de diversas disciplinas na operação de sistemas para atingir os objetivos.

  • Engenharia de Qualidade

Desenvolvimento de planos de controle de qualidade e ações e gestão da opinião do consumidor.

  • Engenharia do Produto

Projetos, atividades e operações de desenvolvimento de novos produtos.

  • Engenharia Organizacional

Aplicação de diversos conhecimentos relacionados à gestão de organizações, como o planejamento estratégico e operacional e a avaliação de desempenho organizacional.

  • Engenharia Econômica

Formulação, observação de dados econômicos e utilização de dados matemáticos para avaliar alternativas de planos relacionados ao aspecto financeiro.

  • Engenharia do Trabalho

Implantação de projetos de aperfeiçoamento dos sistemas de trabalho, produtos e ambientes, tornando-os compatíveis com as aptidões e as necessidades de cada pessoa, visando a uma maior produção e a melhores condições de trabalho.

  • Engenharia da Sustentabilidade

Planejamento da utilização eficiente dos recursos naturais no processo de produção, buscando atenuar os impactos ambientais causados pelo sistema produtivo.

  • Educação em Engenharia de Produção

Inserção da educação superior em engenharia, por meio de uma abordagem sistemática, envolvendo a gestão dos sistemas educacionais em diversos aspectos, como a formação de indivíduos e a organização pedagógica.

(Fonte:http://www.abepro.org.br/interna.asp?c=362)