AUTOMÓVEIS HÍBRIDOS: Sustentabilidade e dificuldades no Brasil

Escrito por Marcos Cauã do Nascimento

Publicado em 11/01/2023

post-thumb

Atualmente com a 4° revolução industrial, o mundo se desenvolve cada vez mais tecnologicamente. Conhecida como indústria 4.0, este avanço trouxe para mundo as inteligências artificiais, a Internet das Coisas, robótica e muito mais. A indústria automobilística não ficou de fora.

Os governos de todo o mundo estão adotando políticas mais sustentáveis, para que o meio ambiente ainda seja promissor para as gerações futuras, dessa forma o mundo discute sobre automóveis que agridem menos o meio ambiente, automóveis sustentáveis. O que conhecemos hoje sobre desenvolvimento sustentável está ligado com as mudanças em processos de um mundo que explora os recursos naturais constantemente para um mundo que tenta amenizar os impactos causados por essas explorações por meio da utilização de recursos renováveis, como a utilização da luz solar e eólica.

E neste contexto as empresas automobilísticas, por meio das políticas governamentais, estão visando a produção de automóveis que não agridem o ambiente. Pensando nos recursos renováveis, atualmente, há a produção de automóveis híbridos, que apesar de usarem motores a combustão, utilizam um sistema de baterias para diminuir a emissão de gases poluentes e que contam com outros sistemas de conversão de energia.

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: ENGENHARIA DA SUSTENTABILIDADE

Dentro da Engenharia de Produção há a Engenharia da Sustentabilidade, que, quando trabalhada nas empresas, principalmente nas que produzem automóveis, mostram a responsabilidade que as empresas devem ter com a sociedade, fazendo com que além do lucro também haja uma preocupação com as próximas gerações. Assim, essas empresas criam projetos que buscam reduzir a utilização de resíduos tóxicos para o meio ambiente nos processos de produção e na pós-produção.

OS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE AUTOMÓVEIS HÍBRIDOS NO BRASIL

- Falta de conhecimento sobre os benefícios para o meio ambiente

Pelo fato da produção dos modelos comuns serem ainda o ponto forte do lucro das empresas no Brasil, muitos não buscam sobre os benefícios que estes automóveis podem trazer, tanto para o lucro como para o meio ambiente. Pois o conceito desses veículos são relacionados ao longo prazo.

- Conjunto de baterias que dão autonomia para o veículo

Para que o automóvel seja híbrido, além do seu motor a combustão ele precisa ter um conjunto de baterias que são carregadas e são utilizadas para haja um gasto menor de combustível e diminua a emissão de gases poluentes, porém a produção dessas baterias no país ainda é um pouco dificultada, porque não se conhece sobre a produção mais econômica.

- O gasto ainda é alto

As montadoras desses automóveis ainda estão buscando processos mais eficientes para que o gasto com a produção desses veículos sejam menores, portanto atualmente os valores de produção são pouco pouco elevados, isso explica também o fato de que poucas montadoras populares produzem automóveis híbridos. Então quando chega aos olhos dos clientes os valores são mais elevados ainda.

- Não há incentivo do governo

Mesmo que o governo tenha adotado medidas mais sustentáveis para melhorar a qualidade do futuro, ainda não há um incentivo por parte do governo para que as montadoras e a sociedade vejam os veículos híbridos como forma de consumo, pois o país ainda vive uma política muito imediatista, então os benefícios a longo prazo são pouco visados.

O QUE PODE SER FEITO?

Os próprios desafios já mostram uma solução. Primeiro o governo deve dar uma ênfase maior para as montadoras, investir no desenvolvimento tecnológico, para que a sociedade brasileira possa adquirir o conhecimento dos benefícios, tanto para o meio ambiente, quanto para a própria sociedade.

É necessário que seja pensado, que o investimento a longo prazo, torna as políticas funcionais, tendo em vista que a ideia do imediato trás um desenvolvimento sem qualidade, portanto o preço das produções do veículos indicam que os gastos futuros com combustíveis serão menores, assim também com a emissão de gases. Outro fato é que estes automóveis mostram uma janela do futuro, tanto pelo conforto e design, quanto pela tecnologia que cada vez mais cresce, com a utilização de inteligência artificial e outros fatores. A importância deve ser dada para o avanço tecnológico e econômico do país, se tornando uma meta de longo prazo para os governos futuros.