
– Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui? Pergunta Alice.
– Isso depende muito de para onde queres ir. Respondeu o gato.
– Preocupa-me pouco aonde ir. Disse Alice.
– Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas. Replicou o gato.
- Lewis Carrol em o País das Maravilhas
Mesmo na literatura infantil podemos observar que precisamos se orientar em direção a algo. No entanto, a discussão sobre estratégia paira sobre a humanidade há muito tempo do que se imagina, na Idade Antiga, por exemplo, podemos citar, por exemplo, os escritos Sun Tzu na obra a Arte da Guerra, onde se podem verificar relevantes contribuições para a Estratégia até os dias de hoje, conceitos anteriormente aplicados às guerras, hoje são aplicadas no ecossistema empresarial.
É inegável que o mundo moderno avança a passos largos. A tecnologia, os eventos improváveis e tudo o mais que abastece os gestores de incerteza fornece a estes bons motivos para desacreditar de um planejamento estratégico. No entanto, um ponto importante a ser levado em consideração é a necessidade de adaptação, a estratégia não é uma fórmula e precisamos partir desse princípio para fazer um planejamento frutífero nos tempos de hoje. Então, não, o Planejamento Estratégico (PE) não está ultrapassado, mas hoje mais do que nunca precisa ser aliado a um propósito muito bem comunicado e um forte senso crítico para que seja efetivo.
Preparamos um Guia de Planejamento Estratégico que vai ajudar você a compreender melhor a importância dele e como você pode aplicá-lo em sua organização.
Acesse o guia completo e entenda mais do assunto clicando aqui!
Se você faz parte de uma organização sem fins lucrativos e gostaria de saber mais sobre o tema entre contato conosco.