Internet das Coisas: A tecnologia que vem revolucionando o mundo

Escrito por Vitória Fernandes da Silva Almeida

Publicado em 08/06/2023

Há alguns anos atrás, a realização de atividades humanas por máquinas através de um único comando parecia ser algo possível apenas nos filmes. Hoje em dia, uma pessoa em qualquer lugar do mundo pode comandar a partir de seu smartphone que um robô comece a faxina de casa, ou ainda visualizar os produtos que estão em sua geladeira, ou controlar a iluminação do ambiente, dentre diversas outras ações.

Isso é possível devido ao avanço tecnológico, mais precisamente devido ao desenvolvimento da Internet das Coisas (ou Internet of Things - IoT, em inglês). Essa tendência tecnológica é responsável por conectar aparelhos e objetos à internet possibilitando a coleta e a transmissão de dados entre si. Dessa forma, a IoT configura um ambiente virtual integrado que vai desde a indústria a casas inteligentes.

Qual é a origem da “Internet of Things”?

O termo “Internet of Things” foi usado pela primeira vez em 1999 pelo pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts Kevin Ashton em uma palestra para a corporação multinacional P&G. Ashton usou o termo para batizar um projeto de etiquetas de identificação de radiofrequência e outros sensores em uma linha de produção. Para ele, a capacidade dos computadores adquirirem informações a partir da coleta de dados sem precisar da intervenção humana, seria crucial para otimizar as atividades. Mas na realidade, a concepção de um aparelho IoT surgiu antes mesmo da origem do termo. Em 1990, John Romkey e Simon Hackett desenvolveram uma torradeira que podia ser ligada e desligada por meio da internet.

Funcionamento

A Internet das Coisas depende de alguns fatores para seu pleno funcionamento. A sequência de avanços em diversos setores tecnológicos contribuiu para que a IoT se tornasse prática. Em contrapartida, a demanda por eles acaba encarecendo essa tecnologia. Por exemplo, as smart TVs, quando conectadas à internet, permitem o acesso a aplicativos diversos como Netflix, YouTube, Spotify, dentre outros, diretamente do aparelho. Além de ser possível comandá-la do próprio celular. Isso é possível porque essas televisões possuem conexão com a internet e têm um endereço IP, permitindo receber e enviar dados.

Sensores

Dispositivos capazes de monitorar, capturar e processar dados do ambiente, como temperatura, umidade, vibração, movimento, etc.

Conectividade

Tecnologias como Wi-Fi, Bluetooth e 5G permitem a transmissão de dados de um aparelho para outro.

Computação em Nuvem

Plataforma que possibilita o armazenamento dos dados e o acesso a eles em larga escala.

Machine Learning

O aprendizado da máquina garante mais autonomia aos dispositivos, que ao analisar os dados, identificam padrões e tomam decisões sem que haja intervenção humana.

Aplicações

Atualmente, essa tecnologia está mais presente no dia a dia do que se imagina.

Cotidiano

Os smartwatches são dispositivos que coletam e transmitem dados durante o seu dia a dia, como detalhes da sua frequência cardíaca, a quantidade de calorias queimadas durante uma atividade física ou a quantidade de passos dados durante o dia. Ainda, por esse relógio, é possível visualizar as mensagens que chegam ao seu smartphone. A assistente virtual Amazon Alexa permite integrar e controlar diversos outros dispositivos por meio de comando de voz. Essa tecnologia tem se tornado cada vez mais comum nas residências. Por meio desse aparelho, é possível realizar várias ações como reproduzir músicas, programar um alarme, pesquisar algo na internet, etc. Além dos dispositivos já citados até aqui, diversos outros nos cercam no dia a dia.

Saúde

A IoT tem sido bastante vantajosa para a Medicina por permitir o monitoramento constante dos pacientes. Uma aplicação comum nessa área diz respeito ao funcionamento dos marcapassos digitais. Esses dispositivos monitoram as frequências cardíacas dos pacientes em tempo real, permitindo deixar os médicos em alerta caso ocorra qualquer anormalidade.

Indústria

Nesse setor, a IoT é muito positiva para manutenções preditivas. O monitoramento das máquinas em tempo real através de sensores pode indicar quando houver alguma anormalidade nesses equipamentos. As manutenções preditivas diminuem as chances de interrupções desnecessárias, além de reduzir os tempos de inatividade das máquinas.

Comércio

Diversas aplicabilidades de IoT podem ser úteis a esse setor. Principalmente em relação ao controle de estoque. Prateleiras com sensores de peso podem emitir alertas quando precisarem ser reabastecidas, por exemplo.

Qual é a vantagem de ter vários aparelhos conectados entre si?

O principal objetivo da IoT é facilitar a vida das pessoas e otimizar os processos nas empresas e nas indústrias. A tecnologia possui grande potencial e pode solucionar problemas atuais diversos. Uma vez que a interferência humana é mínima, as chances de a tecnologia apresentar algum erro são pequenas. Isso garante eficiência na interconexão de dispositivos diversos, além de agilidade e precisão. Para uma empresa, principalmente, isso é essencial para reduzir gastos e gerar renda.