Como é a logística no Natal?

Como é a logística no Natal?

Escrito por Grasiele Alves

Publicado em 21/12/2022

post-thumb

Estamos chegando em uma das datas preferidas de muitos: o Natal. E claro, para essa celebração os presentes e as comidas para a ceia de Natal são indispensáveis!

Mas você já se perguntou como é a logística de todas essas mercadorias? Já imaginou a correria das empresas para conseguir produzir, estocar, vender e entregar de modo que o consumidor fique satisfeito?

Bem, as empresas já ficam atentas nessa data, pois há um enorme crescimento de vendas e, desde a pandemia, principalmente vendas por e-commerce. Estudos mostram que de 2020 para 2021, as compras online aumentaram em 27%, de acordo com Estado de Minas, mudando totalmente o modo como as pessoas olham as compras online e a segurança no e-commerce.

Com todos os pedidos para o Natal, é óbvio pensar que o lucro das empresas aumenta significativamente também. Empresas de bebidas, comida e tecnologia sentem ainda mais o impacto, esse evento se multiplica quando lembramos que o Natal também é o período do recebimento do décimo terceiro salário, o que estimula ainda mais os consumidores a comprar.

Sabendo disso, podemos listar alguns dos principais desafios enfrentados pelas empresas nessa data:

MULTIPLICAÇÃO DOS PEDIDOS:

Como citado anteriormente, a demanda no Natal é enorme, pois todos querem honrar a tradição de presentear as pessoas importantes, realizar a ceia e comemorar com a família. Consequentemente, o número de pedidos também se multiplica e as empresas precisam administrar tudo isso para que tudo ocorra da maneira correta.

AGILIDADE

As pessoas não só querem fazer pedidos online, também querem que ele chegue o mais rápido possível e, de preferência, antes do Natal. No caso de lojas físicas, é preciso que haja produtos nas prateleiras para atender àquela demanda. Para isso, o processamento de pedidos e entrega ao consumidor ou loja precisa ser rápido e eficaz.

OS ERROS AUMENTAM

Logicamente, ao aumentar os pedidos, os erros derivados deles também se multiplicam, fazendo com que a chance de enviar a mercadoria errada ou a quantidade errada seja muito mais frequente que em outros períodos.

MAIOR LOGÍSTICA REVERSA

Nem sempre o nosso presente serve para nós ou gostamos dele, por isso o número de trocas e devoluções elevam-se muito após o Natal. Além disso, também há a possibilidade da mercadoria ter sido danificada durante a rota de entrega, o que também acarretaria na devolução do produto. É preferível que não haja problemas desse tipo, os quais podem ser amenizados durante o processo de coleta da mercadoria no armazém ou cuidado na forma de embalagem. No entanto, a empresa deve estar preparada para enfrentar isso visando a satisfação do cliente, a eficiência e a agilidade.

O que a empresa deve fazer então?

Bem, para enfrentar todos esses desafios e conseguir atender à demanda sem mais complicações, deve-se atentar à alguns pontos:

Aumento do espaço, frota e pessoal

Alugar novos armazéns para estocagem e/ou transportes. Isso ajudará a evitar que não haja produtos para entrega rápida ou que não tenha transporte o suficiente para fazer a entrega dos pedidos. No caso do e-commerce a última opção é muito importante para o prosseguimento das operações. Nesse período, algumas empresas também precisarão de mais trabalhadores para organizar a logística dos novos espaços e transportes.

Automatização das operações

A automatização de algumas operações, como armazenamento e estocagem pode afetar substancialmente o sucesso do processo, assim como aumentar a produtividade e reduzir erros e custos com retrabalho. Mediante algumas ferramentas ou softwares, é possível visualizar claramente os erros cometidos e consertá-los a tempo de não haver maiores complicações na operação.

Antecipação

Por último, mas não menos importante, é extremamente necessário antecipar todos esses pontos, dado que o trabalho das empresas começa muito antes do Natal (sempre vemos decorações natalinas serem anunciadas meses antes do Natal, por exemplo) para conseguir atender toda a demanda.

Bem, depois de toda essa explicação conseguimos perceber que a boa logística nas empresas é uma vantagem competitiva que se sobressai principalmente em períodos como o Natal, ano novo, black friday entre outros.