Do tradicional ao digital, o avanço do marketing e a sua valorização na contemporaneidade - Blog #11

Do tradicional ao digital, o avanço do marketing e a sua valorização na contemporaneidade - Blog #11

Escrito por Alice Alves

Publicado em 05/08/2021

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Ao pensarmos em Marketing é muito fácil fazer analogia com o meio digital, mas vale lembrar que esse conceito passou por diversas fases até chegar no marketing digital que conhecemos hoje.

As fases:

No marketing 1.0

Surgiu junto com a revolução industrial, em que o foco era simplesmente o produto, ou seja, intensificar a divulgação era sinônimo de maiores vendas, e o mercado ainda estava surgindo com baixa concorrência. As “estratégias” mais usadas na época, que inclusive atualmente são básicas em alguns setores, eram a exposição do produto e a divulgação boca-a-boca.

No marketing 2.0

Surgiu na “Era da informação” quando as televisões, rádios etc. começaram a evoluir mais permitindo aos consumidores terem contatos com diversos produtos de diversos fabricantes, o que exigiu um amadurecimento das empresas, no que diz respeito a uma predisposição para compreender as necessidades dos consumidores, pois os profissionais já começavam a disputar pela atenção do cliente em um mercado que tendia, cada vez mais, para o aumento da concorrência.

No marketing 3.0

Foi de tratar os clientes como apenas compradores a passar a tratá-los como pessoas que têm valores, propósitos e objetivos de vida individuais, exigindo um comportamento mais humano das empresas, idéia que caminhou e atualmente caminha para uma visão mais sustentável do consumo, e como essas estratégias de marketing podem incentivar isso.

No marketing 4.0

É o atual, surgindo com a explosão das redes sociais, em que o mundo se conectou pela internet e nós passamos a consumir a todo momento conteúdos digitais, logo as empresas aliaram a tecnologia a necessidade de vendas e expansão do mercado para adaptar-se ao meio digital.

Praticamente tudo que consumimos hoje, seja produto ou serviço, o meio digital está presente, exemplos como o Google, Youtube, Facebook e Instagram se tornaram campos fervorosos para venda e isso, sabendo que nossa sociedade se tornou imediatista em que o tempo é dinheiro e no marketing, tempo é sua atenção, os consumidores querem praticidade e agilidade, necessidades que as redes sociais proporcionam facilmente. No marketing 4.0, as empresas devem criar soluções que facilitem a vida do consumidor, consumindo menos tempo e não deixando de humanizar as estratégias, considerando toda a aproximação com o cliente. A análise de dados, por exemplo, se tornou uma importante ferramenta para tornar as campanhas mais personalizadas.

O ambiente digital:

Novas tecnologias e novos comportamentos dos consumidores exigiram novas estratégias de marketing. As redes sociais se tornaram, de fato, um campo de disputa pelas empresas pela atenção dos usuários. Se antes as pessoas poderiam ver diversas propagandas em minutos na Televisão, hoje em dia, em segundos, somos bombardeados de propagandas e informações, sendo a mais atraente aquela que consegue segundos a mais do nosso consumo. Portanto, o mercado atual é extremamente competitivo e as empresas que entendem a importância do marketing como uma ferramenta de incentivo ao consumo e também como uma estratégia de fortalecer sua identidade no ramo em que atua. conquista seus clientes por suas visões claras que transcendem seus produtos ou serviços, estas empresas estão se destacando nesse cenário atual.

Importância do marketing digital

Entender o mindset do seu público e compreender como usar a tecnologia para fortalecer a conexão produtor-consumidor, tornaram-se essenciais para qualquer empresa que quer deixar sua marca no mercado, ser valorizada e impactar seus clientes através do seu serviço ou produto. Logo, é nesse cenário que o marketing digital vai atuar, pois o conteúdo da empresa precisa entregar algo de valor aos clientes, provocando emoções reais que demonstrem que o público tenha confiança no que está sendo oferecido. O marketing digital usa da tecnologia para vender muito mais que simples produtos, pois também transmite ideias e valores atrelados à respectiva empresa.

Marketing digital na prática:

Muito mais que designs visualmente agradáveis, o marketing digital deve entender o cliente como pessoa e não como uma massa consumista, além de usar das vantagens tecnológicas para transmitir valores pelos serviços ou produtos da empresa. Na prática a manutenção de uma relação horizontal com o público é essencial, pois é onde existe uma troca entre cliente e o produtor, cabendo a empresa se comportar também como pessoa para entender as necessidades do seu público e elaborar formas de auxiliar com seu serviço, a fim de fidelizá-los como clientes efetivos e satisfeitos com o que foi prometido e oferecido, formando os chamados “advogados da marca” que indicam a empresa pela sua qualidade, tudo isso baseado em estratégias após as análises dos dados armazenados e disponibilizados pelas redes sociais para tornar essa estratégia mais precisa.

Cases de sucesso no Marketing digital:

Magazine Luiza

A Magazine Luiza, hoje um fenômeno no meio digital, conseguiu entre 2015 e 2019 a empresa apresentar uma valorização de mais de 1.000% na bolsa de valores, resultado de estratégias fortíssimas de marketing digital. Segundo o Rafael Montalvão, gerente de marketing de e-commerce do Magazine Luiza,a grande mudança ocorreu quando a Magazine Luiza passou de “uma empresa tradicional que tinha canal digital” para uma “plataforma digital com pontos físicos e calor humano”.

Humanização da empresa:

Quando se fala na Magazine Luiza é impossível não pensar na famosa Lu, assistente virtual que hoje é vendedora e, até mesmo, digital influencer.

A Lu se tornou a identidade da empresa, pois ela humaniza os serviços e produtos da Magazine Luiza, sendo por meio dela que a empresa se personifica para ter uma relação melhor com os clientes, já que ela está sempre ativa nos canais de comunicação da empresa para auxiliar os compradores, tirar dúvidas e interagir com o público.

Você sabia que a Lu faz reels de memes, grava vídeos para o Youtube e ainda escreve para blogs?

Essa postura está sendo cada vez mais valorizada atualmente, uma vez que a conexão e transmissão de valores com o cliente é valorizada, no Instagram vemos a Lu digital influencer que publica memes, no Youtube temos a Lu passando várias dicas de produtos e até mesmo jogando o famoso League of Legends, além de oferecer suporte técnico no site da loja, e também pelo aplicativo, onde ela tira as dúvidas dos clientes no ato da compra. Logo, essa humanização cria muito mais que uma relação produtor e consumidor, cria uma relação de troca de valores que é a interação essencial para fidelizar os clientes e conquistar novos outros.

Estratégia de multicanal

Como foi possível ver, a Lu leva a Magazine Luiza do Youtube ao Instagram, mas também não abdica de propagandas televisivas, pois ela entendeu que o público dela está espalhado, afinal o ramo de tecnologia engloba praticamente todos, então a empresa conseguiu usar do melhor das plataformas digitais já existentes e, até mesmo, criar as próprias pelo site e aplicativo Magalu, postura característica do marketing digital. Além disso, vale ressaltar que, apesar da grande imersão no e-commerce, as lojas físicas ainda permanecem em todo o Brasil, mostrando a necessidade de coexistência do marketing tradicional nas lojas físicas com a exposição dos produtos e o marketing digital.

Investimento no marketing de conteúdo

Muitas das publicações da Magazine Luiza trazem conteúdos gratuitos que geram valor para o público, causando uma impressão positiva na vida do público, por exemplo, no canal da Lu, no Youtube, é possível encontrar várias dicas de como deixar sua casa mais tecnológica, dicas de celulares para os perfis socioeconômicos das pessoas e muito mais. Ou seja, são conteúdos gratuitos que divertem, tiram dúvidas e auxiliam os clientes na compra dos produtos, postura que é tendência no hodierno marketing digital.

Marketing digital como Hard Skill:

A importância do marketing digital está sendo tão grande que segundo seleções do próprio LinkedIn em 2019, uma das Hard Skills (competências técnicas) mais procuradas foi o de marketing de mídias digitais, uma vez que está sendo compreendido por parte das empresas que o espaço de crescimento para os atuais empreendimentos está no ambiente digital com o marketing digital, pois quando bem feito, torna-se imprescindível para o fortalecimento das marcas no mercado.