A relevância da Engenharia de Produção na atualidade

A relevância da Engenharia de Produção na atualidade

Escrito por Deoclecio da Silva

Publicado em 02/12/2021

post-thumb

Não é de hoje que a Engenharia de Produção vem ganhando destaque dentre as demais profissões, o que acaba atraindo a atenção não só de estudantes que se apaixonam pela proposta do curso, mas também de grandes empresas que necessitam desses profissionais. Você ainda não sabe por quê essa profissão é tão importante nos dias de hoje? Deixa que o PET Produção te explica!

Afinal, o que faz o Engenheiro de Produção?

Para entender sua importância, primeiro é necessário compreender suas competências e características respondendo aquela famosa pergunta: qual a função de um engenheiro de produção? De acordo com a ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.

Em resumo, o Engenheiro de Produção lida com a otimização e gestão de processos e sistemas que envolvem os mais variados recursos, sendo eles materiais, ambientais, financeiros, tecnológicos e humanos. Nesse contexto, esse engenheiro é qualificado para atuar em dez grandes áreas:

• Logística;

• Engenharia da Qualidade;

• Engenharia de Sustentabilidade;

• Engenharia Organizacional;

• Engenharia Econômica;

• Engenharia do Produto;

• Engenharia de Processos e Operação;

• Engenharia do Trabalho;

• Educação em Engenharia de Produção;

• Pesquisa Operacional.

Se quiser saber mais sobre cada uma dessas áreas de atuação Clique Aqui e Conheça o PETCast Produção UFC, disponível no Spotify!

Panorama atual no mercado

Apesar do curso ser relativamente novo, a profissão está entre aquelas que seguem em crescimento constante, mesmo diante de um cenário de desaceleração econômica. Essa grande procura por esses profissionais existe porque possuem uma sólida formação científica, com visão sistêmica suficiente para encarar os problemas de maneira global. Ou seja, são profissionais polivalentes que lidam com diferentes áreas e habilidades, o que é extremamente necessário na atual conjuntura do mercado de trabalho.

Além disso, sempre vão existir processos produtivos que podem ser otimizados, custos que precisam ser reduzidos e problemas que necessitam de soluções e nada melhor do que um engenheiro de produção para resolvê-los. O mercado de trabalho para esses profissionais é tão amplo que inclui oportunidades no setor de empresas prestadoras de serviços, instituições públicas e financeiras, indústria alimentícia, automobilística, têxtil, construção civil, institutos de pesquisa e ensino e em muitos outros setores. Nessa perspectiva, esse profissional possui um leque maior de opções, o que consequentemente aumenta suas oportunidades de conseguir um emprego. Porém, como o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, será necessário estar sempre ligado às novas tendências e se capacitando continuamente para não ficar para trás.

Engenharia de Produção é destaque em meio à crise!

Foi em meio à crise sanitária, econômica e social que foi possível enxergar de forma mais explícita a importância do papel do engenheiro de produção na sociedade. Tendo em vista esse cenário de pandemia e isolamento social em que o mundo se encontrava, inúmeras problemáticas surgiram, como a escassez de insumos e produtos em diversos setores, principalmente na área da saúde e no setor de alimentos. Com a quarentena, os engenheiros de produção não pararam, pelo contrário, estavam à frente na crise, por exemplo, atuando no planejamento de produção.

Segundo o professor Fabrício Pelizer, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Uniube, essa profissão foi uma das grandes responsáveis por garantir o abastecimento e a oferta de suprimentos de vários produtos: vestuário, eletroeletrônicos, alimentação e muitos outros que são cruciais para manter o mercado estável e acessível para a comunidade. Ainda, conforme o professor, a Engenharia de Produção foi e continua sendo relevante para que a economia não fique estagnada neste momento tão difícil.

Outrossim, é relevante salientar que não foi só na área de transporte, cadeia de suprimentos e na logística em geral que a Engenharia de Produção atuou fortemente. Além dessas áreas, os profissionais de engenharia de produção precisaram pensar e agir rápido para otimizar os recursos e o tempo na fabricação de máscaras, álcool em gel, respiradores e outros produtos fundamentais que garantiram a saúde e o bem-estar da maior parte da população. Ademais, uma boa administração organizacional em conjunto com a aplicação do Lean Healthcare nos hospitais, por exemplo, fez total diferença no enfrentamento da crise sanitária nesses locais. A pesquisa operacional também foi muito necessária para decisões mais assertivas nesse momento de grandes incertezas. Serviços de consultorias, gestão de inovação e muitos outros cargos ocupados por esses especialistas foram essenciais para passarmos por esse momento tão difícil.

Logo, é perceptível que as empresas necessitam cada vez mais desses profissionais, pois como já explicado, são qualificados para resolverem, em um curto período de tempo, os problemas de maneira inovadora, flexível, com o menor custo possível e capazes de se reinventarem em meio à crises. A boa notícia para esses profissionais da área é que, graças ao impacto notável dessa profissão em meio a tantas dificuldades, ela está tendo um maior reconhecimento. Reflexo disso, foi o aumento nas contratações e nas ofertas de estágios para esse ramo.

E quanto ao futuro?

Indústria 4.0, conectividade, inteligência artificial, ciências de dados, internet das coisas, inovação, computação em nuvem e sustentabilidade são alguns dos conceitos que farão cada vez mais parte da realidade desses profissionais. Mas a pergunta certa a se fazer é: Você vai estar preparado?

Espero que você tenha gostado da leitura do texto e aprendido um pouco mais sobre o curso de Engenharia de Produção e sobre sua importância para a sociedade. Se você tem interesse em fazer esse curso ou já está na graduação, espero que se sinta inspirado para fazer coisas grandes!