Pesquisa Étnico-Racial na Engenharia de Produção

Pesquisa Étnico-Racial na Engenharia de Produção

Publicado em 01/07/2020

post-thumb

Em busca de compreender a realidade de inclusão étnico-racial do curso de Engenharia de Produção Mecânica na UFC, o CAEPRO UFC, em parceria com o PET Produção UFC, liberou um pesquisa que visava expor essa realidade sob o ponto de vista dos alunos do curso.

Os dados que obtivemos, como esperado, apontaram uma realidade da qual já estávamos cientes. Como entidades da Engenharia de Produção, nós reconhecemos que não só o corpo que faz parte dos nossos grupos, mas também que o nosso curso, não traduz a pluralidade e riqueza étnico-racial do nosso país. Reconhecemos, também, que a presença de um ambiente diversificado e inclusivo, tanto para estudo quanto para trabalho, apenas agrega valor aos indivíduos que nele estão inseridos. Acima de tudo, os dados que obtivemos apenas nos mostraram que este é o momento de compreendermos a realidade do racismo no país, e de educarmos aqueles que se encontram ao nosso redor sobre essa situação.

Apenas dessa forma, seremos capazes de participar efetivamente da luta pela reivindicação dos direitos daqueles que mais necessitam. Posicione-se.

O link de acesso aos dados da pesquisa se encontram na nossa bio do Instagram. (Disponibilizaremos um link na nossa BIO para auxiliá-los a encontrar informações sobre protestos e formas de ajudar o movimento e os seus protestantes.) #vidasnegrasimportam